Vale a pena patentear um novo produto?

Carimbo patente

A obtenção de uma patente é a única forma de garantir que o investimento realizado no desenvolvimento de um novo produto lhe trará retorno, de outra forma, o produto poderá ser livremente copiado e apropriado pelos concorrentes, apenas em alguns casos esta opção não é interessante. (como registrar patente )

Patente: a garantia de retorno do investimento

Imagine que após investir anos e muito dinheiro no desenvolvimento de um produto você finalmente o lance no mercado o fruto de anos de dedicação e trabalho.

Nos primeiros oito meses as vendas crescem constantemente, quanto mais você investe na publicidade do seu produto mais as pessoas tendem a comprar, gostar e recomendá-lo a amigos e parentes, você acertou na mosca com o desenvolvimento deste produto.

Quando as vendas estão completando um ano você nota que houve uma estabilização dos pedidos, dai em diante há uma queda nos pedidos dos produtos, clientes que costumavam comprar milhares de unidades para revender agora mal pedem duas centenas.

Pesquisando estes revendedores descobre-se que há mais quatro novas empresas produzindo o seu produto, exatamente igual mas vendendo a um preço mais barato que o seu, afinal eles não tiveram custo nenhum em pesquisa e desenvolvimento.

Caso não se tenha pedido uma patente, restam-lhes algumas opções:

  • Reduzir seu preço e ter um lucro menor que seus concorrentes, embora inovação tenha sido sua;
  • Continuar a vender o produto pelo preço ideal para você esperando que as pessoas reconheçam que a sua empresa foi quem realmente inovou;
  • Processar todos os outros fabricantes sem ter qualquer documento que lhe garanta a exclusividade

Patente = Exclusividade

como registrar patente Somente a patente garante ao inventor o retorno do investimento em Pesquisa e desenvolvimento, icentivando-o a continuar inovando.

Em um cenário como no narrado acima o empreendedor muito pouco pode fazer para reduzir seus prejuízos, o único meio de comprovar que a exclusividade de produção e comercialização do produto é de fato sua é tendo uma carta patente, que garante a novidade do produto e seu inventor.

Com o passar dos anos diversos foram os empresários que se viram nesta situação, e passaram a demandar dos governos a aprovação de leis que restringissem a exploração de novidades por qualquer outro concorrente por determinado período, por isso que a patente é um título que confere a seu inventor a exclusividade de exploração daquele produto.

Há casos em que não vale a pena pedir a patente?

Um dos significados da patente é aquilo que é claro, que é conhecido, um dos requisitos para que se obtenha a patente é que se descreva claramente o que é, como é produzido o produto, qual as alternativas que hoje existem no mercado, por que elas não atendem as demandas atuais e o pro que do seu produto ter inovado, em termos simples, se um técnico mediano no assunto tiver acesso a este documento ele deve ser capaz de reproduzir este produto.

Assim a depender da área de atuação da sua empresa pode não ser ideal requerer a patente pois será obrigatório revelar todas as matérias primas utilizadas e o processo de fabricação em si.

Um exemplo disso é a fórmula da Coca-Cola que nunca foi patenteada, por isso nunca foi copiada e nem seus concorrentes conseguem reproduzi-la exatamente.

É claro que este tipo de proteção envolve custos muito mais altos pois requer o pagamento de salários elevados aos envolvidos diretos com as fórmulas e os processos de produção, o que é chamado de segredo industrial.

Outra situação em que a potente pode ser inviável é se o produto for muito simples e fácil copiar, não demandando investimentos para a sua produção, neste caso podem surgir muitas cópias, inviabilizando o ajuizamento do processo.

Este tipo de análise demanda um estudo de cada caso, não se pode afirmar que os produtos de um ou outro segmento não são bons para uma patente pois, esta é uma exceção que deve ser muito estudada, para saber a viabilidade do seu produto para uma patente, entre em contato conosco.

Envie um Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Em que podemos ajudar?