Registro da marca: Qual a importância?

marca registrada: importância

O registro da marca da empresa e de seus produtos e serviços ainda não é visto como um benefício nas empresas brasileiras. Com a alta carga tributária, encargos trabalhistas e outras despesas com as quais as empresas tem de lidar diariamente, registrar a marca acaba ficando para “quando der” ou, na maioria das vezes, se quer cogitam esta possibilidade. (INPI registro de marcas)

inpi registro de marcas Somente com o registro da marca é que se obtém a exclusividade para sua utilização.
Então a empresa passa a investir na divulgação de sua marca, fazendo site, panfletos, investindo na fachada da empresa com destaque para o luminoso que traz a marca, realiza anúncios nos jornais e redes de televisão. Com isso seus produtos e serviços são reconhecidos como de excelente qualidade e a empresa passa a ter uma posição privilegiada no mercado sendo reconhecida por seu nome ou logotipo, tudo sem ter se quer pensado em registrar a marca, duas hipóteses podem ocorrer:

Se outra empresa já tem o registro da marca.

Quando outra empresa já obteve o registro da marca no INPI e você passa a utilizá-la, mesmo sem saber que está copiando uma marca registrada, sua empresa pode sofrer três tipos de prejuízo:

  • Ter de indenizar a empresa que detém o registro da marca;
  • Ter de mudar a marca da empresa para não caracterizar a cópia da marca de quem tem o registro desta e, consequentemente
  • Ter de refazer todo o investimento na divulgação da nova marca

Isso por que somente quem detém o registro da marca pode explorá-la e no caso de ouras empresas começarem a utilização da marca sem autorização do detentor do registro, pode exigir que esta utilização seja interrompida bem como indenizar o titular do registro da marca pela cópia que fez, ainda que não soubesse disso.

Quando outra empresa copia sua marca sem que você tenha o registro:

Na maioria das vezes os empresários batizam suas empresas com nomes que inventam e para o qual não haja nenhum outro negócio na região com o nome parecido, ou ainda podem, vendo o crescimento de uma empresa que vem investindo na fixação de sua marca entre os consumidores, aproveitar e lançar uma empresa com uma simples cópia desta marca ou uma muito parecida.

Se você investiu na construção de seu nome no mercado mas não requereu o registro da marca, na hipótese de outra empresa começar a usá-la muito pouco se poderá fazer pois somente quem tem o registro da marca pode requerer que se pare a utilização através de cópias desta.

Quais as vantagens de se requerer o registro da marca?

Um dos principais motivos pelos quais muitos empresários não fazem o pedido de registro da marca que exploram é que não há vantagem imediatamente após o registro, ou seja, uma vez requerido o registro da marca tudo o que o empresário recebe é uma carta certificando que a aquela marca lhe pertence.

O registro da marca deve ser visto como um seguro, inicialmente sua empresará terá apenas a apólice, mas caso alguém venha a copiar sua marca sem autorização, você poderá:

  • Impedir que esta cópia continue ou que se utilize uma marca semelhante;
  • Requerer indenização pelo cópia da sua marca registrada;
  • Requerer indenização pelos lucros que deixou de obter em razão de eventual desvio de seus clientes que tenham confundido as marcas.

Para saber se sua marca pode ou não ser registrada, ou para evitar que você copie uma marca já registrada, entre em contato.

 

Envie um Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Em que podemos ajudar?