Patentes


registro de patentes em jundiaí

Patente registro

Saiba tudo sobre o Registro de Patentes

Registro de Patentes em Jundiaí| Entenda como podemos ajudar a sua empresa.

A capacidade de inovação guarda relação direta com o sucesso de uma empresa e a quantidade de patentes registradas.
Enquanto empresas inovadoras continuam a aumentar seu faturamento e mantém sua posição de liderança de mercado.

Muitas outras que não tem o perfil necessário para inovar em seus setores, acabam estagnadas no tempo e no faturamento, pois não registram suas patentes.

Todo o conjunto que leva à inovação é complexo e pode tomar anos de pesquisas e elevados investimentos financeiros a fim de garantir o desenvolvimento de uma alternativa inovadora a um setor do mercado. Porém, uma vez demonstrada no mercado, não haveria como impedir que outras empresas simplesmente copiassem essa inovação, evitando os gastos necessários e aproveitando de lucros para os quais não contribuíram.

Não haveria então, incentivos para que as empresas espontaneamente inovassem em seus setores, visando corrigir esta “falha do mercado”, as leis preveem a proteção da inovação através do registro de patentes. Você de Jundiaí ou de qualquer parte do estado de São Paulo, temos a solução de seus problemas com nosso serviço de registro de patentes em jundiaí.

O Registro de Patentes é um procedimento criado pela lei que impõem restrições que inibirão seus concorrentes de reproduzirem os inventos sem autorização do titular do registro das patentes relacionadas àquela inovação.

Como registrar patentes? Registro de Patentes em Jundiaí

Para registrar as patentes resultantes das inovações implementadas pela sua empresa e garantir essa proteção legal é necessário submeter relatórios detalhados ao Instituto nacional da Propriedade Industrial (INPI), que analisará:

  • Novidade;
  • Atividade Inventiva;
  • Aplicabilidade industrial.

Durante o processo de registro da Patente o INPI analisará se a inovação é substancialmente diferente das demais soluções que existem, a fim de verificar se há efetivamente a novidade e se esta resultou de uma atividade inventiva, não podendo ser algo que resultaria naturalmente da análise de um técnico na área bem como se o objeto possui utilidade para algum ramo de atividade econômica, essa análise porém depende de alguns documentos e procedimento:

  • Busca prévia;
  • Relatório Descritivo;
  • Reivindicações;
  • Desenhos;
  • Resumos.

A correta elaboração deste documento é parte fundamental no deferimento do pedido para registra a patente.

Atuamos ainda na busca de anterioridade, ou seja, o escritório faz o levantamento do “estado da técnica” a fim de verificar a novidade do objeto de patente.

Este procedimentos garantirão a defesa da inovação de sua empresa, impedindo a concorrência de utilizar indevidamente as inovações para as quais a sua empresa obteve o registro da patente.

O escritório ainda atua administrativamente na elaboração de contratos de licenciamento da patente, a fim de que se possa extrair a maior lucratividade possível.

Caso haja a violação da exclusividade garantida pelo registro da patente, resta ainda a atuação judicial em que desde o início pode se obter determinação judicial para que cesse a utilização indevida pleiteando-se ainda os danos que tal utilização trouxeram às empresas titulares do registro da patente.

Para mais informações sobre o Registro de Patentes em Jundiaí

Dúvidas em como registrar a sua patente, entre em contato agora mesmo.